Apresentação
 
Por que criar um site para Adelmo Genro Filho?
Quem faz este site
Situação do site no seu lançamento
Destaques da fase inicial do site
Como contribuir com este site
Perspectivas de desenvolvimento do site
Observações à publicação de textos inéditos de Adelmo
 
Por que criar um site
para Adelmo Genro Filho?
"A vida do espírito não é a vida que se ausenta ante a morte e se mantém pura [diante] da desolação, mas é a vida que sabe afrontar a morte e manter-se vida".
G.W.F. Hegel

Esta epígrafe fez parte da nota póstuma de Adelmo Genro Filho feita por Aldo Fornazieri em 1988. Na realidade, trata-se de uma profunda e belíssima reflexão filosófica sobre a condição e a essência humana. Nada melhor, portanto, para homenagear Adelmo Genro Filho. O texto de Fonazieri, apesar de elaborado às pressas, no calor da emoção causada pela notícia da perda de Adelmo, conseguiu fazer uma profunda reflexão sobre a morte e nos leva a pensar, como costuma acontecer nestas ocasiões, sobre o próprio sentido da vida.

A morte significa que o indivíduo deixou de ser um nome para si mesmo. É um nome apenas para aqueles que o lembram. Como destaca Aldo, "a grande maioria dos mortos permanecem como uma lembrança quieta na sombra das famílias". Entretanto, alguns indivíduos desaparecidos nos evocam a sensação análoga à de contemplarmos ruínas históricas. Além da degradação temporal, e da inevitável finitude das coisas, pode também afirmar-se nossa valorização sobre o significado do desaparecido. É nossa apreciação, portanto, sobre seu significado que constitui o "lado vivo" daquele que já está morto. O que sobrevive é a produção consciente e socialmente significativa dos indivíduos. "Quanto mais universal esta produção for, mais ela sobrevive, porque foi mais consciente e significativa. (...) Quanto mais significativa e universal for a vida de um indivíduo mais significativa e universais serão sua história singular e sua biografia".

Com estas breves considerações indicamos os fundamentos e motivos que, conscientemente, nos levam a construir este site na Internet. Um de seus propósitos - não nos escusamos em declarar - é justamente preservar este "lado vivo" de Adelmo arrancando-o, ao menos parcialmente, da sombra do esquecimento ou da mera lembrança das famílias.

Em que pese ser Adelmo o único responsável pelas suas elaborações, cabe salientar que seu esforço sempre foi orientado a partir de objetivos coletivos. Foi assim que se conseguiu obter um grupo de pessoas dispostos a apoiar e a financiar sua liberação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para que pudesse dedicar-se integralmente à militância e à produção intelectual, especialmente a elaboração de uma teoria do partido. Foi no curso deste esforço que Adelmo teve participação decisiva na construção do Centro de Estudos de Filosofia e Política (CEFiP) onde organizou suas reflexões com um coletivo mais amplo.

Os dois cursos oferecidos pelo CEFiP em 1987, o de "Estudos Avançados sobre Marxismo e Práxis" e o de "Introdução ao Estudo do Marxismo", tiveram como objetivo central forjar a autonomia intelectual de seus participantes. Evidentemente, ao organizar e tomar parte ativa na implementação dos cursos, Adelmo também avançou e conseguiu desenvolver uma posição ainda mais acurada e crítica em relação ao dogmatismo e suas expressões na filosofia e na política. Muito pouco desta fase está contemplado em seus trabalhos publicados. Daí nossos esforços para recuperar suas notas manuscritas e a transcrição de suas aulas no CEFiP.

Ao contrário da representação dos monumentos, a obra dos mortos interage e só permanece viva no contato e na crítica feita pelos vivos. Por isso, muito mais do que uma mera "atualização" com a obra de Adelmo, o que pretendemos é o empreendimento de um esforço crítico, que não recuse a polêmica, como a única condição que pode evidenciar, ou não, a fecundidade de um pensamento. Queremos, se possível, ir além do que Adelmo nos indicava, como ele sempre buscou. Aliás, nada seria mais contraditório com o que Adelmo acreditava e defendia do que uma mera exegese póstuma de seus textos ou algo qie pudesse parecer culto à sua personalidade. Este é o sentido que atribuímos à disponibilização da obra de Adelmo ao público em geral. Caso sirva para orientar a reflexão e a prática política ou, ainda, como referência para redação de monografias, dissertações ou teses, teremos nosso esforço plenamente recompensado.

É objetivo deste site trazer a público toda sua produção inédita, além do conjunto dos textos já publicados. Quando este trabalho estiver complemente concluído, deveremos ter mais de quinhentos documentos inéditos de Adelmo Genro Filho. Caberá, a cada um, por conta própria, estabelecer o que da obra de Adelmo é "socialmente significativo" e, portanto, universal. Entretanto, existem outras razões que nos parecem plenamente justificáveis para se fazer um site. Uma delas é, justamente, permitir a construção de um acervo de fotos e documentos que ajudem os interessados a melhor conhecer e compreender a figura humana de Adelmo.

Com bem destacou Aldo Fornazieri, Adelmo, sem dúvida, foi um destes raros seres humanos que conseguiram dar "a si mesmos uma perspectiva universal". Adelmo pode ser pensado como um daqueles indivíduos "que integraram uma sociedade, que agiram e buscaram afirmar e desenvolver a sua individualidade como exemplos significativos para os outros, como uma lição de vida e de existência para os outros". E, assim "tomou-se também um indivíduo que, em grande parte, pode ser compreendido e conhecido". Pelo seu vigor intelectual, pela sua originalidade, pela sua generosidade, Adelmo "tornou-se um daqueles homens que não pode ser escondido no anonimato da soma abstrata de todos os outros homens".

Porto Alegre, 27 de junho de 2000.

Leia a íntegra da nota póstuma de Aldo Fornazieri

Quem faz este site

A produção deste site foi possível graças à contribuição de diversas pessoas, em distintas oportunidades e com graus variados de participação, que empenharam-se na transcrição de fitas, conferências de digitação, revisões, reprodução de textos e organização do material em arquivo.

Entre estes destacam-se (em ordem alfabética): Bruna Pasqualini Genro, Carla Ferreira, Célia Stadnik, Daniel Herz, Francisco Karam, José Miguel Martins, Júlia Pasqualini Genro, Letícia Pasqualini, Márcia Soares, Maria Elly Herz Genro, Maria Isabel Jornada, Maria Júlia Genro, Pedro Luiz S. Osório, Rogério Viola Coelho, Sérgio Murilo de Andrade e Tau Golin.

Atualmente o site é mantido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (EPCOM), com a coordenação editorial de Daniel Herz e apoio técnico de Backer Vieira da Rosa , Luiz Ernesto Oliveira da Cruz e Gilmara Simões.

Situação do site
no seu lançamento

O lançamento deste site pretende cumprir o papel de mobilização e aglutinação de um contingente amplo de interessados na obra de Adelmo Genro Filho. O site, portanto, não é o resultado final de um trabalho, mas o seu início.

Não houve a preocupação, neste fase inicial, de sofisticar o design do site ou dotá-lo de ferramentas de navegação mais avançadas. É animador, entretanto, saber que companheiros da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade de Passo Fundo (UPF) já se dispuseram a contribuir no seu desenvolvimento estético e funcional.

A intenção foi criar um site cuja navegação fosse simples e fácil. Para isso, a página inicial apresenta links para todas as seções:

Apresentação - Justifica a criação do site, apresenta seus autores e a situação na fase de lançamento e aponta perspectivas de desenvolvimento e possibilidades de contribuição dos interessados. >> Conheça

Biografia - Apresenta uma breve síntese biográfica que, posteriormente, será substituída por uma formulação mais abrangente. >> Conheça

Bibliografia - A bibliografia está desdobrada em quatro seções:

  • Publicada - Listagem dos livros, artigos e ensaios de Adelmo que foram publicados. Cada uma das referências bibliográficas terá links para a íntegra dos textos. No lançamento do site, alguns textos já estão disponíveis. >> Conheça
  • Inédita - Listagem dos artigos, ensaios, transcrição de aulas e palestras, além de notas manuscritas de Adelmo que permanecem inéditos até o lançamento do site. Cada uma das referências bibliográficas terá links para a íntegra dos textos. No lançamento do site, alguns textos já estão disponíveis. >> Conheça
  • Sobre o Autor - Listagem das referência bibliográficas de livros, artigos, ensaios ou comentários sobre Adelmo. A meta é disponibilizar, na íntegra, o maior número possível de textos que se refiram a Adelmo. No lançamento do site, alguns textos já estão disponíveis. >> Conheça
  • Utilizada - Listagem da bibliografia utilizada por Adelmo nos diversos trabalhos disponibilizados na íntegra pelo site. Cada uma das referências bibliográficas contidas nesta seção contém link para o texto, disponibilizado neste site, que a tenha citado. >> Conheça

Imagens - Listagem de reproduções de fotos e documentos ilustrativos da biografia de Adelmo. A listagem contém links para cada uma das imagens disponibilizadas no site. >>>Conheça

Novidades - As novidades correspondem a duas seções:

  • Lançamentos nos 90 últimos dias - Nesta seção é apresentada, por ordem de data, a lista dos lançamentos, no site, de textos, documentos, notícias e alterações. >> Conheça
  • Notícias - A seção apresenta, organizada por ordem de data, notícias relacionados com este site e o debate da obra de Adelmo. >> Conheça

Eventos - Esta seção lista eventos passados, em curso e futuros, tais como cursos, seminários, palestras e debates, relacionados com obra de Adelmo. >> Conheça

Pesquisa - Para esta seção está sendo desenvolvido um mecanismo de pesquisa e busca de informações no site.

Fale Conosco - Cria facilidades para comunicação dos usuários com a administração do site. >> Conheça

Inicial - Remete para a página de abertura do site. >> Conheça

Destaques da fase
inicial do site

A meta do site é disponibilizar todos os textos produzidos por Adelmo que forem relevantes para a composição do que definimos como a sua obra, incluindo os textos publicados e outros inéditos. A seguir, são apresentados destaques de cada uma destas modalidades de textos.

TEXTOS PUBLICADOS

Na fase inicial do site , está sendo disponibilizado, integralmente, um dos sete livros publicados por Adelmo (>> Vá para a íntegra da lista dos livros):

  • GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide - para uma teoria marxista do jornalismo. Porto Alegre, Tchê, 1987. 230 pp. [Ref.: T196] & Texto na Íntegra

TEXTOS INÉDITOS

O material inédito de Adelmo (>> Conheça) tem dois grandes destaques:

Textos do Mestrado - Um conjunto de 12 ensaios, monografias e provas desenvolvidas entre 1984 e 1985 para o Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Todos estes textos, abaixo listados, estão transcritos em arquivo, em processo de revisão final. Cinco destes já encontram-se integralmente disponíveis no site, conforme assinalado no final da referência bibliográfica.

  • GENRO FILHO, Adelmo. Violência, política, poder e Estado: reflexões preliminares. Florianópolis, UFSC, mimeo., 1984, 25 pp. [Texto produzido para a disciplina "Antropologia Política" do Curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, ministrada pelo professor Rafael José de Menezes Bastos] [Ref.: T077] & Texto na Íntegra
  • GENRO FILHO, Adelmo. "Quais são, a seu ver, os principais problemas teórico-metodológicos que afetam os cientistas sociais que buscam uma posição de participação ativa e conseqüente nos processos de mudança (inovação) social planificada no III mundo?". Florianópolis, UFSC, mimeo., 1984, 5 pp. [Texto produzido para a disciplina "Crise e redefinição do Pensamento Social" do Curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, ministrada pelo professor Paulo F. Vieira] [Ref.: T078]
  • GENRO FILHO, Adelmo. Reflexões sobre o conceito de "habitus" em Pierre Bordieu. Florianópolis, UFSC, mimeo., 1984, 17 pp.. [Texto produzido para a disciplina "Teoria Antropológica I" do Curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, ministrada pelo professor Klaas Woortmann] [Ref.: T079]
  • GENRO FILHO, Adelmo. Algumas questões de método em sociologia. Boletim de Ciências Sociais – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Florianópolis, UFSC, mimeo., n.40, jan.-mar. 86, pp. 1-12. [Texto produzido para a disciplina "Técnicas de Pesquisa em Sociologia" do Curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, ministrada pela professora Neide Almeida Fiori, no primeiro semestre de 1984] [Ref.: T080] & Texto na Íntegra
  • GENRO FILHO, Adelmo. Sobre o conceito de componês na ciência social brasileira. Florianópolis, UFSC, mimeo., 1984, 12 pp. [Texto datilografado da monografia elaborada por Adelmo Genro Filho para a disciplina "Sociedades Camponesas", do Curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Mestrado) da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrada pelo professor Klaar A.A.W. Woortman e cursada no primeiro semestre de 1984.] [Ref.: T081] & Texto na Íntegra
  • GENRO FILHO, Adelmo. Sem Título [Comunicação e Marketing]. Sem local e sem data, 7 pp. [Original datilografado da prova elaborada por Adelmo Genro Filho no concurso de seleção para professor da disciplina "Marketing" do Curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, em 1982] [Ref.: T082]
  • GENRO FILHO, Adelmo. Sobre a crise e as novas tecnologias. Florianópolis, 1985, mimeo., 11 pp. [Texto datilografado da monografia elaborada por Adelmo Genro Filho para a disciplina "Sociologia do Poder", do Curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Mestrado) da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrada pelo professor Rabah Benacouche cursada no primeiro semestre de 1985.] [Ref.: T084] & Texto na Íntegra
  • GENRO FILHO, Adelmo. Sobre a moderna teoria dos sistemas. Florianópolis, 1984, mimeo., 5 pp. [Texto datilografado da monografia elaborada por Adelmo Genro Filho para a disciplina "Crise e Redefinção do Pensamento Social", do Curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Mestrado) da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrada pelos professores Maria José Reis e Paulo Freire Vieira e cursada no primeiro semestre de 1984.] [Ref.: T085]
  • GENRO FILHO, Adelmo. A crise da antropologia e a construção do seu objeto. Florianópolis, 1984, mimeo, Sem local e sem data, 12 pp. [Texto datilografado e notas bibliográficas manuscritas da monografia elaborada por Adelmo Genro Filho para a disciplina "Crise e Redefinção do Pensamento Social", do Curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Mestrado) da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrada pelos professores Maria José Reis e Paulo Freire Vieira e cursada no primeiro semestre de 1984.] [Ref.: T087]
  • GENRO FILHO, Adelmo. Texto para a disciplina crise e redefinição do Pensamento Social [Assunto: o papel da pesquisa empírica alternativa de novos sistemas de valores básicos, ou o Clube de Roma e a "redescoberta" do sujeito na história]. Florianópolis, UFSC, mimeo., 10 abr. 1984, 2 pp.. [Texto produzido para a disciplina "Crise e redefinição do Pensamento Social" do Curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, ministrada pelo professor Paulo F. Vieira] [Ref.: T076] & Texto na Íntegra
  • GENRO FILHO, Adelmo. Caracterize a crítica de Habermas à racionalidade de tipo instrumental, bem como sua racionalidade alternativa. Florianópolis, 24 de abril de 1984, mimeo., 4 pp. [Texto datilografado da prova elaborada por Adelmo Genro Filho para a disciplina "Crise e Redefinção do Pensamento Social", do Curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Mestrado) da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrada pelos professores Maria José Reis e Paulo Freire Vieira e cursada no primeiro semestre de 1984.] [Ref.: T086] & Texto na Íntegra
  • GENRO FILHO, Adelmo. Engels outra vez revisitado (sobre as origens da opressão da mulher). Florianópolis, UFSC, mimeo., fev. 1985, 22 pp.. [Monografia da disciplina "Papéis Sexuais" do Curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, ministrada pelo professor E. Jean Langdon] [Ref.: T073] Também há uma versão anterior, preparatória deste mesmo texto, com 16 pp.

Aulas do CEFiP - Trata-se da transcrição das fitas de 9 aulas ministradas, em 1987, em dois cursos do Centro de Estudos de Filosofia e Política (CEFiP), em Porto Alegre. Todas estas aulas já tiveram suas fitas transcritas e estão em fase de revisão final. Tão logo o trabalho seja concluído, os textos referentes a cada aula serão editados e disponibilizados no site.

Do I Curso de Estudos Avançados sobre Marxismo e Práxis, resultaram gravadas sete aulas:

  • O márxismo clássico
  • O "pós-marxismo"
  • O pensamento burguês
  • Sartre
  • Hegel-Marx
  • Método dialético
  • Escola de Frankfurt

Do I Curso de Introdução ao Estudo do Marxismo resultaram gravadas duas aulas:

  • Conceito de filosofia
  • Teses sobre Feuerbach
Como contribuir
com este site

Todos os interessados podem contribuir das mais variadas maneiras com o desenvolvimento deste site, através de e-mail, fax, carta ou telefone. Entre estas, destacamos as seguintes:

Enviando ou emprestando textos, documentos e fotos - Caso você tenha textos, documentos e fotos relacionados com a vida e a obra de Adelmo, solicitamos a doação destes materiais para o arquivo ou o empréstimo para reprodução.

Fazendo comentários ou prestando depoimentos sobre Adelmo - Envie sua colaboração por carta, fax ou e-mail.

Elaborando análises ou avaliações críticas sobre as formulações de Adelmo - Envie sua colaboração por carta, fax ou e-mail.

Apontando eventuais erros de digitação no material disponibilizado - A transcrição de textos, fitas e outros materiais disponibilizadas neste site foi desenvolvida principalmente pelo trabalho militante de voluntários. Todos os textos aqui exibidos foram revisados pelo menos duas vezes antes de irem para o site. Mas se você encontrar algum erro, por menor que seja, basta copiar a frase com problema, indicar o texto onde esta ocorre e colar em um e-mail, enviado para a administração do site.

Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação - EPCOM
Endereço: Rua Lusitana, 607 – Bairro Higienópolis – Porto Alegre – RS
CEP 90520-080 - Brasil
Telefone/fax: (51) 337-4800
E-mail: faleconosco@adelmo.com.br
 
 
Perspectivas de
desenvolvimento do site

A meta do site é disponibilizar todos os documentos e textos produzidos por Adelmo Genro Filho que forem relevantes para a compreensão e análise de sua obra. São as seguintes as metas do site:

Biografia - Ter uma biografia abrangente e detalhada.

Livros - Disponibilizar no site a íntegra dos seus livros

Textos do Mestrado - Disponibilizar no site a íntegra dos 12 trabalhos desenvolvidos por Adelmo no Curso de Mestrado da UFSC.

Aulas do CEFiP - Disponibilizar no site a transcrição das nove aulas ministradas por Adelmo que foram gravadas dos artigos e ensaios constantes do arquivo.

Artigos e Ensaios - Disponibilizar no site a íntegra dos artigos e ensaios constantes do arquivo.

Notas Manuscritas - Disponibilizar no site a íntegra dos notas manuscritas constantes do arquivo.

Imagens - Disponibilizar no site todas as imagens constantes do arquivo e publicamente relevantes na medida em que estas forem sendo recebidas.

Eventos - Realização de um seminário nacional sobre o conjunto da obra de Adelmo ou aspectos determinados.

Pesquisa - Desenvolver um sistema de pesquisa e busca no site.

Observações à publicação de textos inéditos de Adelmo

Adelmo Genro Filho era muito criterioso em relação à busca de consistência dos textos que publicava. Mas também não retardava publicações e não se intimidava em se expor quando considerava que um texto traduzia adequadamente suas idéias, ainda que preliminares ou provisórias, em relação a um determinado assunto.

A não publicação dos textos inéditos divulgados por este site indica que Adelmo não os considerava prontos. Os textos que se encontram nesta condição, publicados por este site, portanto, devem ser considerados na sua utilidade para esclarecer a trajetória da elaboração de Adelmo e não como expressão de idéias ou de formulações suas que ele próprio definisse como consolidadas.